quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Roma: Monarquia e República

TEXTO QUE VAI AJUDA-LOS A MONTAR O FANZINE!
Roma: Monarquia e República (Texto 4)

Origem de Roma - Originalmente, a península itálica era ocupada por povos autóctones. Povos indo europeus vindos da Ásia central instalaram-se em diversos pontos da península. Conhecidos nessa região como italiotas, eles se dividiam em sete tribos: Sabinos, Úmbrios, Équos, Oscos, Volscos, Samnitas e Latinos. A partir do primeiro milênio a.C os etruscos - povo de origem desconhecida – se fixaram na margem direita do rio Tibre. Por essa época, os latinos fundaram uma aldeia no monte palatino, que por ser um lugar de entroncamento de rotas comerciais que cruzavam a península, a aldeia passou a atrair pessoas de outras regiões, por volta do século VII a.C, os etruscos invadiram o Lácio e impões seus costumes, unificaram todos os vilarejos em torno uma única e grande cidade: Roma

Monarquia - Uma vez unificada, Roma passou a ser governada por um rei - pertencentes do grupo dos patrícios. Seus poderes eram absolutos: governava a cidade comandava o exercito, exercia funções de juiz e conduzia cerimônias religiosas. Como a monarquia de Roma não era hereditária, quando um rei morria cabia aos senadores escolher um substituto. Em 509.a.C, durante o governo do rei etrusco Tarquínio II, os patrícios, como o apoio da plebe, expulsaram os etruscos do Lacio. Ao mesmo tempo a monarquia é extinta e substituída pelo um sistema de governo conhecido com república.

República de Roma - As instituições básicas da República eram o Senado, as Magistraturas e a Assembléia Centuriata. O Senado era o órgão principal de governo, composto pelos patrícios mais ilustres. Conduzia a política interna e externa. Escolhia os magistrados e controlava o tesouro público. Os senadores eram vitalícios, mas não hereditários. Os magistrados exerciam o poder executivo. Os mais importantes entre eles eram os cônsules eleitos anualmente para cuidar das principais questões administrativas e do comando do exército. Havia também diferentes assembléias. As mais importantes era a Tribal, que elegia alguns magistrado e a Centuria, que elegia os cônsules e decidia sobre guerra e paz.

Patrícios e Plebeus - O monopólio do poder pelos patrícios acarretou problemas para a plebe: constantes mobilizações para a guerra, impostos elevados, endividamento e escravidão por dívidas. Para os patrícios, a guerra trazia espólios em terras e escravos. Insatisfeitos os plebeus se recusaram a participar das campanhas militares e passaram a exigir em assembléia diversa alteração e na sociedade, como a criação de cargos de magistrados encarregados de defender seus interesses. Os patrícios, interessados em conquistar Lácio, precisavam dos plebeus, propondo, assim, a criação de um pretório que protegesse a plebe: o Tribunato da Plebe. Após esse período, surgiu uma série de leis escritas entre as quais poderemos citar: Lei das Doze Tábuas - em 450 a.C., que constituiu um dos fundamentos do direito romano, Lei Canuléia - em 445 a.C., que garantiu direitos civis iguais, Lei Licínia - em 366 a.C., que aboliu a escravidão por dívida.

Adaptado: COTRIM, Gilberto. História Global. Brasil e Geral. Editora Saraiva. São Paulo, 2010. Vol. 1

Leia Mais ►

Dicas para montar seu fanzine e materiais.

Montar um fanzine é mais fácil do que parece. Trago dois tutoriais bem rápidos, com exemplos de publicações prontas e mostram o processo de construção de uma fanzine. Neste primeiro, mostra como organizar as páginas e os tamanhos para vocês fazerem e no segundo, mostra outras opções e fala um pouco deste mundo de fanzineiro...
Os vídeos ajudam bastante, só não ensinam ninguém a ser criativo, ai é com vocês, mas podem contar comigo para ajudar nesses primeiros passos.
***
ATIVIDADE PARA A AULA DO DIA 13/10/2014
Escolham um dos grupos sociais da Roma Antiga (Patrícios, Plebeus e Escravos) e façam um fanzine com conteúdos que como se os próprios habitantes da Roma fossem ler. Expressem suas ideias, reivindicações, grandes personalidades, história e o que mais se relacionar ao grupo.

Inventem um nome para a publicação e pensem numa capa que faça referência ao que vai ter na revista. Quanto mais variado o fanzine melhor. Podem fazer charges, desenhos, colagens, poemas, inventarem reportagens e entrevistas com personalidades de Roma. Não se esqueçam de direcionar o conteúdo, "puxar a sardinha" para o seu publico alvo.

Patrícios: São os mais ricos e poderosos de Roma. Lembram da "patricinha"? Pensem em coisas que os ricos defenderiam e gostariam de ver.

Plebeus: Tem direitos políticos mas são subalternos aos patrícios. Alguns deles tem escravos. Quanto algum dos plebeus enriquecia era comum eles se tornarem patrícios e esquecerem dos outros plebeus. Os plebeus as vezes buscam mais direitos para eles ou as vezes só querem ser patrícios.

Escravos: Não possuem direitos políticos. As vezes eram plebeus que se endividaram e foram escravizados ou quando o exército de Roma conquistava uma cidade, fazia os habitantes da cidade de escravos. Alguns deles se tornavam os famosos gladiadores. Não eram raras as revoltas de escravos.
Alguns materiais que voces podem usar é a história de Spartacus retratada nesta HQ spartacus.
Este  Blog sobre Roma que pode ter imagens interessantes.

Pesquisem e tragam ideias e imagens para a aula para assim conseguir fazer um trabalho melhor!
Leia Mais ►